Características Básicas
O CritiCool e o Allon têm tecnologia idêntica no que diz respeito ao resfriamento e ao aquecimento da temperatura da água que circula internamente e aos envoltórios, para esfriar ou aquecer um paciente.
A diferença entre eles são as aplicações do Software, mensagens, avisos e alarmes, tudo de acordo com o uso pretendido:
O CritiCool – é indicado especialmente para hipotermia terapêutica: como tal, é muito útil na UTI Neonatal e UTI cardíaca, no tratamento da parada cardíaca e Encefalopatia Hipoxico-Isquemica. O sistema tem a capacidade de resfriar o paciente e mantê-lo em uma temperatura desejada pré-definida durante o tempo que for necessário (geralmente por diretrizes). A hipotermia terapêutica pode ser definida entre 32°C e 35°C. Depois, para reaquecer o paciente para atingir a Normotermia, o CritiCool tem a opção de reaquecimento controlado automático passo a passo, em intervalos predefinidos (entre 0.05°C/hr, 0.1°C/hr, 0.2°C/hr, etc. até 1°C/hr) . Todas as opções do CritiCool são automáticas e servo controladas.
O sistema Allon é mais indicado para manter um paciente em normotermia (36°C – 37°C), conforme uma temperatura pré-definida e durante o tempo necessário. Como tal, é muito útil no pré-operatório, durante a cirurgia e nas unidades pós-cirúrgicas (RPA). O sistema é servo controlado automaticamente, e esfria e aquece a água circulante para manter a temperatura do paciente com maior precisão. Na versão mais recente do Allon (Allon 6.1), existe um modo manual adicional: no modo Manual, você pode determinar a temperatura da água no cobertor (envoltório), em vez da temperatura do paciente, portanto:
O sistema Allon pode manter a Normotermia peri-operativamente em adultos e crianças. Também pode manter uma criança (e um adulto) em hipotermia durante a cirurgia, se o caso for assim definido. Como tal, o sistema Allon é o mais adequado para o uso de anestesiologistas na sala de operações e sala de recuperação.
O CritiCool além de poder manter a Normotermia, pode tratar um paciente com TTM (Terapia por Gerenciamento de temperatura) (33 – 36°C) tanto em neonatos como em adultos (por exemplo, para Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica – HIE) e é capaz de elevar a temperatura do paciente de forma gradual, conforme pré-definido pelo operador.
Algumas considerações:
1. HIE e Parada Cardíaca são 2 indicações confirmadas com diretrizes aprovadas a nível mundial para serem tratadas com TTM. O tratamento com Hipotermia Terapêutica serve para retardar o processo metabólico e inflamatório e, como consequência, reduzir o edema cerebral e reduzir a morbidade e mortalidade por afecções neurológicas nesses pacientes. Para o tratamento por TTM ser bem-sucedido, os pacientes precisam ser mantidos a uma temperatura entre 33°C e 36°C (HIE: a 33.5°C por 72 hs, parada cardíaca a 33 – 36°C dependendo da diretriz do hospital por um período de 12 – 24 horas). Posteriormente, os pacientes devem ser aquecidos muito lentamente e de forma gradual, para evitar o edema cerebral induzido por radicais livres etc.. Para estes casos, (e outros, como: Traumatismo Craniano), o CritiCool é o melhor sistema, pois fornece um tratamento completo com controle automático servo controlado, principalmente ao reaquecer.
2. Durante procedimentos cirúrgicos, especificamente operações com anestesia geral e acima de 1 hora de cirurgia, existe um risco de hipotermia inadvertida. A hipotermia durante a cirurgia é um fator de risco bem conhecido para infecções do Site Cirúrgico, mais sangramento e um risco cirúrgico global maior. Como resultado, os anestesiologistas recomendam a manutenção de um paciente normotérmico durante a cirurgia: isso inclui mantê-lo em 36,5 – 37°C antes da cirurgia, durante a cirurgia e até a sala de recuperação. Para isso, recomendamos o sistema Allon para manter o paciente em normotermia durante todas as etapas de operação, de forma automática, servo controlada.
Uma vez que o SW do Allon é designado para o CC, é menos complicado de usar (ele inicia automaticamente a Normotermia quando ligado, por exemplo) e com menos alarmes e mensagens, para não atrapalhar durante a cirurgia. Isso manterá o paciente quente durante o tempo que for necessário: Sem necessidade de se preocupar com isso ou mudar algo no seu display (teclado).
Uma vez que é projetado para a normotermia, pode aquecer um paciente de um estado de hipotermia, mas não de forma gradual: pode-se escolher a temperatura alvo desejada e o sistema irá operar para levar o paciente à essa temperatura, o mais rápido possível.
Resumindo:
Allon e Criticool – o sistema de Hipotermia e Hipertermia mais utilizado no centros médicos de excelência.
- Simples, Seguros e Eficientes.: Configuração Intuitiva e descomplicada dos ajustes em interface gráfica amigável e em vários idiomas (Português inclusive).
- Sistema pequeno, silencioso e fácil de transportar inclusive em ambulância (kit de transporte opcional).
- Controle preciso e automático servo controlado da Temperatura de Pacientes através de circuito fechado de água em envoltório desenhado para cobrir grandes áreas de superfície corpórea, aumentando a eficiência na troca de calor.
- A retroalimentação dos dados de temperatura são feitos através de sensores instalados nos Pacientes adulto e Infantil.
- Manutenção de Normotermia de maneira automática em Centro Cirúrgico, UTI adulto e Neonatologia.
- Normotermia e Hipotermia em Cirurgia Cardíaca.
- Hipotermia Terapêutica para casos de Encefalopatia Hipóxico isquêmica em Neonatos e Adultos, com reaquecimento controlado e automático de acordo com os vários protocolos (Diretrizes) disponíveis.*
- Terapia por gerenciamento de temperatura (TTM-Targeted Temperature Management) pós Parada cardíaca para prevenir e reduzir o edema cerebral e diminuir a morbidade e mortalidade por afecções neurológicas.*
- Únicos com alivio do fluxo de água a cada 12 minutos para evitar irritação dérmica pelos gomos do colchão ou envoltório.
* Criticool.
